quinta-feira, 18 de outubro de 2018


Os Fluxos: Elétrico e Magnético, e as Leis de Gauss no sistema categorial Graceli.


EPG = d [hc] [T / IEEpei [pit] = [pTEMRLD] and [fao] [itd] [iicee] tetdvd [pe] cee [caG].]

p it = potentials of interactions and transformations.
Temperature divided by isotopes and physical states and potential states of energies and isotopes = emissions, random wave fluxes, ion interactions, charges and energies structures, tunnels and entanglements, transformations and decays, vibrations and dilations, electrostatic potential, conductivities, entropies and enthalpies. categories and agents of Graceli.

h e = quantum index and speed of light.

[pTEMRlD] = THERMAL, ELECTRICAL, MAGNETIC, RADIOACTIVE, Luminescence, DYNAMIC POTENTIAL] ..


EPG = GRACELI POTENTIAL STATUS.



, [pTEMR1D] [pI] [PF] [pIT] [CG].





 [pTEMR1D] [pI] [PF] [pIT] [CG].



[pTEMR1D] [pI] [PF] [pIT] [CG].



Os Fluxos: Elétrico e Magnético, e as Leis de Gauss.

Em 1813 (Commentationes Societatis Scientiarum Gottingensis Recentiores 2, Werke 3, p. 123), o matemático e físico alemão Johan Karl Friedrich Gauss (1777-1855) ao estudar a atração gravitacional entre os corpos, demonstrou um importante Teorema matemático relacionando o fluxo (“passagem”) de um vetor através de uma superfície (S) fechada e a “quantidade” geradora desse vetor que se encontra no interior de um volume (V) envolvido por essa superfície. Mais tarde, em 1828, o matemático russo Michel Ostrogradsky (1801-1861) apresentou, na Academia Imperial de Ciências de São Petersburgo, um resultado semelhante a esse de Gauss ao estudar o fluxo calorífico de um dado corpo através de sua superfície, e que somente foi publicado em 1831 (Mémoires de l´AcadémieImpériale des Sciences de Saint-Petersbourg 1, p. 39). Na linguagem atual, esse Teorema de Gauss-Ostrogradsky significa dizer que o fluxo (integral de superfície) de um dado vetor () através de uma superfície fechada pode ser calculado por uma integral de volume do divergente () desse mesmo vetor, ou seja:

.

                   É importante registrar que esse Teorema aplicado ao Eletromagnetismo permite obter dois resultados importantíssimos, conforme mostrou o físico e matemático escocês James Clerk Maxwell (1831-1879) em seu famoso livro Treatise on Electricity and Magnetism (“Um Tratado sobre Eletricidade e Magnetismo”), publicado em 1873. Eis esse dois resultados:

                   A) Lei de Gauss do Campo Elétrico: - O fluxo do vetor campo elétrico (através de uma superfície fechada no interior de um meio dielétrico homogêneo e isotrópico de permissividade elétrica, é dado pela carga elétrica (q) (também chamada de monopolo elétricogeradora desse campo, dividida por -, ou seja:

;

                   B) Lei de Gauss da Indução (Campo) Magnética(o): - É nulo o fluxo do vetor indução magnética () [ou campo magnético ()] através de uma superfície fechada no interior de um meio magnético homogêneo e isotrópico de permissividade magnética   –, ou seja: 

.

                   É importante registrar que essa Lei de Gauss significa dizer que as linhas de força de  (ou de) são fechadas, ou, equivalentemente, não existem monopolos magnéticos (ver verbete nesta série).

Nenhum comentário:

Postar um comentário